Volta Ferrorama: o Retorno do Trenzinho mais Famoso do Mundo

9 de Abril de 2018

Imagina ter uma nova experiência com seu brinquedo preferido de infância?

No anos 80, o Ferrorama foi um hit entre as crianças. Foram mais de 2 milhões de unidades vendidas no mundo, até ter a sua fabricação descontinuada em 1989.

Mesmo quase 20 anos depois, ainda havia muitas comunidades, principalmente na internet, pedindo a volta do trenzinho mais famoso do mundo! Uma em particular, com mais de 3 mil entusiastas, nos chamou muita atenção.

Nós da Estrela amamos um desafio e queríamos uma prova de que esses fãs eram realmente aficionados e apaixonados pelo Ferrorama.

O Desafio

O lançamento de um vídeo em 2010, pelo nosso presidente Carlos Tilkian, foi o pontapé inicial para uma louca e nostálgica aventura.

O desafio consistia em percorrer os últimos 20 Km do caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, montando os trilhos para o trem do Ferrorama passar.

Foram meses de preparação.

Como não havia a quantidade suficiente de trilhos para essa travessia, nossos desafiados, liderados por Marco Markora, o líder da comunidade Volta Ferrorama da extinta rede social Orkut, conseguiram 120 metros de trilhos em doação pelos fãs.

Nós, Estrela e Fãs, criamos uma campanha de arrecadação de fundos no Twitter. Essa arrecadação foi fundamental para que o sucesso fosse alcançado.

Problemas? A solução é sempre a colaboração!

A Jornada

Enquanto nossos desafiados viajavam para Espanha e preparavam todo o caminho, milhares de pessoas acompanhavam a jornada pelo Twitter, Flickr, Youtube e Facebook.

Foram 3 dias, 20 Km percorridos com chuva, muito frio e alguns percalços. Mas é claro que o desafio foi um grande sucesso!

O sonho virou realidade!

Relançamos o Ferrorama no segundo semestre de 2010 todo reestilizado.

Ferrorama XP300 da Estrela

 

Reconhecimento

A #VoltaFerrorama foi utilizada diversas vezes ficando 3 vezes nos Trending topics do Twitter.

O nosso desafio foi postado em diversos blogs no mundo todo e também em diversos jornais e revistas do Brasil.

Foram realizadas 1230 pré-reservas no nosso site antes mesmo de anunciarmos a data de relançamento.

Veja o vídeo do Ferrorama:

Vamos conhecer um pouco da história do Ferrorama?

Primeira Geração

A primeira geração do Ferrorama foi inspirada na Locomotiva Real, conhecida como D-51 e é de origem Japonesa.

Foram lançadas 6 versões entre 1979 e 1984:

  • XP100: Era composto de uma locomotiva, um tender e um vagão de carga. Sua pista era oval e continha um comando de alavancas, que foi presente em todos os modelos da série;
  • XP200: Essa versão era maior, com mais trilhos e um pequeno desvio. Como inovação, contava com um comando de marcha ré;
  • XP300: Era muito parecido com a versão anterior, somente aumentando a quantidade de trilhos e acessórios;
  • XP400: A inovação estava no traçado dos trilhos, onde foi adicionado uma rampa e cancela.
  • XP500: A inovação foi a mudança da locomotiva. Saindo a D-51 e entrando a ED75.
  • XP600: Nessa versão o circuito era um pouco menor que o anterior porém a locomotiva tinha faróis.

Segunda Geração

Com o sucesso da primeira geração, nós preparamos algo ainda maior para a segunda geração.

Em 1984, lançamos 6 novos modelos: XP1100, XP1200, XP1300, XP1400 e XP1500. Foram feitos ajustes no traçado das pistas e algumas mudanças técnicas na locomotiva e nos vagões.

Confira o comercial da época:

Terceira Geração

Em 1987, lançamos a terceira geração de trens, chamada SL. Eram 4 modelos:

  • SL 2000: Com um circuito igual ao da versão XP200, porém com inovações nas cores e modelos de trens. Saiam os cargueiros e entravam os trens de passageiros.
  • SL 3000: O seu circuito foi inteiramente redesenhado e suas cores atualizadas.
  • SL 4000: A inovação foi a locomotiva elétrica ao invés de a vapor. O vagão de passageiros foi substituído por um vagão de containers e seu circuito foi inteiramente redesenhado.
  • SL 5000: Foi uma inovação completa. Ao invés de 1, continha 2 trens – 1 de passageiro e 1 cargueiro.

Como você deve saber, relançamos em 2010 a versão XP100 e em 2015 relançamos a versão XP300. Esta versão é acompanhada por 5 postes, 2 sinaleiros, 1 conjunto de desengate dos vagões e 1 comando de alavanca.

Trilho do Ferrorama XP300 da Estrela

Você também é um aficionado pelo nosso querido Ferrorama? Que tal nos contar suas aventuras aqui no nosso blog?

Estamos ansiosos para conhecer novas histórias!

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