A História do Dia das Crianças

8 de outubro de 2018

Você sabia que o Dia das Crianças como conhecemos hoje, surgiu no Brasil e é comemorado de formas diferentes ao redor do mundo?

Data muito esperada pelos pequenos, o Dia das Crianças é uma comemoração originada em terras brasileiras. Surgiu por ocasião do 3° Congresso Sul-Americano da Criança que, o então Deputado Federal Galdino do Valle Filho, elaborou um projeto de lei que estabelecia o dia 12 de outubro como data comemorativa da “Festa da Criança”, assinado pelo Presidente da República Artur Bernardes, em 5 de novembro de 1924.

A Empresa Estrela

A data ficou esquecida até 1955, quando a empresa Estrela, pioneira na fabricação de brinquedos no Brasil, lançou a “Semana do Bebê Robusto”, em comemoração ao Dia das Crianças

Anos mais tarde, a iniciativa da Estrela ganhou um reforço de peso, com a parceria entre a empresa e a gigante dos cosméticos Johnson & Johnson, que reforçou a publicidade em torno da data com o famoso concurso do “Bebê Johnson”, que teve a primeira edição em 1965 e logo se tornou uma das competições de beleza infantil mais conhecidas do país.

Motivados pelo aumento das vendas das empresas pioneiras, outros empresários ligados ao setor se uniram e fizeram ressurgir o decreto de 1924, alavancando a Semana da Criança, com a data de 12 de outubro como a principal, coincidindo com o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

A data se consolidou e passou a ser uma das principais para o setor infantil, junto com a comemoração de Natal, e a fazer parte das datas oficiais do país. Houve uma época em que as empresas organizaram Salões da Criança, com diversas atividades voltadas a este público, tendo ainda mais visibilidade para seus produtos.

Desde então, o Dia das Crianças é uma data esperada com muita ansiedade por todas as crianças que sonham com seus presentes.

O Dia Universal das Crianças

A comemoração do Dia das Crianças ganhou o mundo, porém a data de 12 de outubro não é considerada universal. Em muitos países a comemoração é feita do dia 1° de junho, data em que as Nações Unidas, no ano de 1950, chamaram a atenção para os problemas enfrentados na infância ao redor do mundo, reconhecendo que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social ou país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.

Países como Canadá, França, Reino Unido, Trinidad e Tobago, Finlândia, comemoram o dia da criança em 20 de novembro já que nessa data em 1959, o Fundo das Nações Unidas para a infância, UNICEF – órgão da ONU Organização das Nações Unidas, oficializou a Declaração Universal dos Direitos da Criança. O documento estabelece uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo, como amor, educação e alimentação.

O Dia das Crianças ao redor do mundo

crianças abraçadas e sorrindo representando a importância do dia das crianças

Apesar do dia internacional formalizado pela ONU, muitos países, assim como o Brasil, criaram suas próprias datas para celebração e cada um dá uma simbologia diferente ao momento:

No Japão a comemoração é chamada de Kodomo no Hi sendo um feriado nacional japonês, que acontece anualmente, desde 1948, no dia 5 de maio e faz parte da Golden Week (semana dourada). É um dia para comemorar a felicidade das crianças. Originalmente era chamado de Tango no sekku (dia dos meninos) e, embora a data hoje em dia seja também conhecida como Dia das Crianças, os costumes continuam praticamente os mesmos e o feriado é voltado principalmente para os meninos. As meninas também tem o seu dia, chamado de Hina-matsuri, que acontece no dia 3 de março. A data não é feriado nacional e tem menos impacto do que a data voltada aos meninos.

Em Moçambique, a data escolhida é 1º de junho, trazendo à lembrança momentos tristes do massacre que forças nazistas imprimiram em junho de 1943 no país, assassinando diversas crianças pequenas.

Na Nova Zelândia, o dia das crianças ocorre no primeiro domingo de março e tem como característica a união das famílias, tem o objetivo de ser um dia para que as famílias possam aproveitar o tempo juntas não possui apelo comercial.

Em todas as comemorações fica clara a importância que as crianças têm em nossa sociedade, sendo sempre lembradas de forma especial, seja com carinho, dos momentos de união em  família, através dos presentes, para que possam crescer e viver em um mundo cheio de oportunidades. Para conhecer mais sobre a origem do Dia das Crianças em outros países não deixe de conferir também o infográfico que criamos para essa data tão importante.

Deixe um comentário