Dicas de como limpar os brinquedos corretamente

13 de setembro de 2019

Ainda que seus filhos já tenham passado da fase de colocar todos os objetos na boca, é importante lembrar que, independentemente da idade da criança, limpar os brinquedos deve fazer parte da rotina da casa. E esta tarefa não precisa ser chata, não – com uma ajudinha da criatividade, é possível transformar o que poderia ser obrigação em uma gostosa brincadeira.

Que tal, por exemplo, inventar um lava-rápido de carrinhos de brinquedo? Ou, então, um pet shop que dá banho em bichinhos de pelúcia? Bonecas e bonecos podem combinar de ir ao salão de beleza e ao barbeiro juntos, enquanto suas roupinhas dão um pulo na lavanderia de mentirinha para voltarem como novas.

O ideal é fazer a higienização com uma periodicidade adequada ao material e ao uso de cada um dos brinquedos. Se são itens que ficam como enfeite no quarto das crianças, o ideal é limpá-los a cada semana ou quinzena, sempre antes de serem manipulados pelos pequenos. É que, ao ficar em prateleiras, estes itens acumulam poeira, que pode desenvolver alergias nas crianças.

Quando um brinquedo de um bebê cai no chão, o correto é lavá-lo antes de devolver ao uso. Já os brinquedos usados por crianças mais velhas podem receber a higienização a cada 15 dias ou uma vez por mês, dependendo de seu material – tecidos podem ser lavados com menos frequência que o plástico, por exemplo.

No caso de bichinhos de pelúcia, experimente diluir uma tampinha de limpa-carpetes em um litro de água morna, e aplicar nos brinquedos com uma esponja macia. Esta mistura retira sujeiras mais incrustradas. No caso de tecidos menos sujos, vinagre branco e esponja úmida dão conta do recado, sem que seja preciso se preocupar com o cheiro do produto, que sai assim que o líquido evapora.

Bichinhos bem encardidos talvez precisem de um banho mais caprichado. Neste caso, a recomendação é lavar na máquina, protegido do contato direto com o mecanismo por meio de uma fronha, que vai cuidar de partes delicadas como olhinhos e outros detalhes do brinquedo. Escolha o modo de centrífuga mais leve, e depois pendure no varal para secar.

Brinquedos de metal podem ser limpos com pano umedecido em álcool 70%, ou mesmo na máquina de lavar louça. Outra boa opção é usar escovas de dentes que conseguem entrar nos cantinhos mais apertados, para tirar a sujeira acumulada. Evite contato com a água apenas no caso de brinquedos com partes de ferro.

Os de borracha ficam tinindo com apenas água e sabão. Os de madeira precisam de espanador e pano seco. Já no caso de eletrônicos, o recomendável é usar uma flanela apenas na parte externa, e ter cuidado com as pilhas, que devem ser retiradas a fim de preservar os circuitos internos do brinquedo.

 

Fique pode dentro de todas as dicas e novidades aqui no blog da Estrela!

Deixe um comentário