Como substituir o uso do celular por brincadeiras divertidas?

22 de agosto de 2019

Pesquisas recentes mostram que celulares e tablets estão cada vez mais estabelecidos na rotina das famílias, incluindo – e muitas vezes especialmente – o dia a dia das crianças. Você sabia, por exemplo, que quase 80% das crianças de zero a cinco anos usam a internet pelo menos uma vez por semana?

Melhorar esses índices depende exclusivamente do estímulo dos pais. É preciso mostrar aos pequenos que, assim como há muita diversão dentro das telas, fora delas também existe um vasto mundo de brincadeiras e alegria.

Passatempos antigos como jogar bafo estão de volta à moda, e podem significar boas horas de entretenimento entre adultos e crianças. Assim também acontece com divertimentos como o peão, a amarelinha, pular corda e soltar pipa, todas estas atividades muitas vezes desconhecidas pelos filhos, e que precisam apenas de um “empurrãozinho” para caírem no gosto de meninos e meninas.

Aponte, por exemplo, as vantagens de se brincar fora de casa, ao ar livre, aproveitando a luz do dia e o contato com a natureza. Mostre que, em atividades coletivas, tem-se mais interação, e isso pode ser muito mais legal do que ficar brincando sozinho na telinha.

Exercitar o corpo também vai se mostrar algo prazeroso para os pequenos, que, ao botar as pernas para correr e pular, recebem uma descarga boa de endorfina. Assim, aumenta o apetite e a barriga fica pronta para comer coisas gostosas e saudáveis ao final da brincadeira – bem diferente de ficar beliscando salgadinhos e doces enquanto se joga videogame no celular. O Pogobol, por exemplo, é um brinquedo ideal para animar a criançada e praticar exercícios físicos.
Outra dica importante é lembrar que abandonar o vício não é tarefa apenas para as crianças. Muitos pais e mães vêm desenvolvendo dependência dos celulares, dando um péssimo exemplo aos pequenos. Afinal, não adianta nada chamar a atenção dizendo “larga esse negócio, menino!”, enquanto se está segurando o próprio aparelho na mão.

Acesse www.estrela.com.br e confira nosso catálogo.

Deixe um comentário