Como Jogar Trava Letras: o jogo do conhecimento!

17 de Abril de 2018

Você pensa rápido? Rápido mesmo? Ah, queremos ver! Que tal testar com o jogo Trava Letras?

O Trava Letras é um jogo muito divertido e só para quem é rápido e muito esperto para puxar na memória a resposta certa.

Além de ser uma excelente oportunidade de reunir os amigos, é também uma ótima forma de testar a capacidade de armazenamento e processamento de informação na memória.

Você provavelmente conhece a versão clássica dessa brincadeira: a saudosa Stop. É… O tempo passa…

Mas ainda bem que o tempo passa e com ele os jogos evoluem em acessórios que só deixam a brincadeira mais divertida. Quer ver?

Qual a idade mínima para jogar?

O jogo é indicado para crianças a partir de 8 anos.

Qual o número de jogadores?

É necessário 2 jogadores ou mais.

Qual o objetivo do jogo?

O objetivo do jogo é ser o primeiro a vencer três rodadas!

Como jogar Trava Letras?

Para jogar Trava Letras é muito simples. Basta colocar a roda eletrônica que vem no jogo no centro da mesa e depois que todos os participantes estiverem a postos, começa com o jogador mais novo. Logo depois, o que estiver à esquerda.

Só um parêntese: sabe por que o jogador mais novo começa? Porque o jogo vai ficando cada vez mais difícil.

O lado azul e branco é o mais fácil. Um lado traz categorias mais simples para facilitar o jogo para crianças menores.

Pronto, agora é só pegar uma carta tema que faz parte do monte de 36 cartas e escolher a categoria da rodada que podem ser desde programas de TV até cores. Caso queiram inventar uma categoria que não esteja no jogo, também pode! Daí é só soltar a imaginação.

Depois da categoria escolhida, basta apertar o timer, dizer uma palavra que se encaixe na categoria e apertar a tecla correspondente à primeira letra da palavra dita.

Roleta do Jogo Trava Letras da Estrela

Vamos dar um exemplo: a categoria é “Esportes Olímpicos”. Depois de apertar o timer, você diz a palavra “Tênis” e aperta a letra “T”. Aí você aperta o “timer” de novo e passa a vez. São apenas 10 segundos para responder. Tem que ser muito rápido.!

O próximo jogador vai ter que responder alguma coisa relacionada a esportes olímpicos, só que com outra letra porque o “T” já foi usada e travada. Na medida em que o jogo estiver acontecendo, vai ficando mais difícil porque as letras disponíveis vão acabando.

Caso alguém seja eliminado, o jogo recomeça com quem estiver à esquerda. Daí ele tem que apertar o “timer” e escolher a letra. O jogo só acaba mesmo quando restar um único jogador. Aí ele ganha a carta da rodada.

Para começar outra rodada, basta escolher uma nova carta e pressionar a seta amarela para que todas as letras fiquem destravadas e possam ser pressionadas novamente.

Agora, vamos supor que alguns jogadores foram muito bons e ficaram, mas acabaram as letras. O que fazer? Você terá que dizer duas palavras, cada uma com uma letra, travando as duas letras no tabuleiro. Se conseguir zerar e acabar com as letras de novo, recomece, dessa vez, dizendo três palavras por vez e travando as respectivas letras iniciais das palavras ditas e assim por diante.

O Trava Letras é perfeito para jogar com os amigos ou mesmo com a família. Faz parte do jogo uma roda eletrônica, 36 cartas de categoria e um manual de instruções. O que você vai precisar a mais são duas pilhas AA de 1,5 V para colocar na roda eletrônica.

Olha só que curioso!

Você sabia que na hora em que seus olhos veem, por exemplo, uma palavra com a letra “S”, em questão de milissegundos o seu cérebro já faz uma lista de outras palavras que você conhece com a letra “S”?

E sabia que isso acontece com outros idiomas? Você fala inglês, por exemplo, você vai lembrar tudo o que sabe com a letra “S”. O nosso cérebro é mesmo fantástico. E você vai perceber tudo isso jogando Trava Letras!

Em jogos como o Trava Letras desenvolve-se a capacidade de lidar com informações, leitura corporal e das emoções e também é ótimo para a atenção, agilidade, capacidade de associação e sociabilização. É um jogo que aproxima as pessoas, porque não há hierarquização. Na hora de brincar, todos são iguais: pais e filhos, professores e alunos.

É muito legal! Que tal jogar também Trava Letras? Você vai amar!

Deixe um comentário