Como Jogar Malucão

14 de junho de 2018

Malucão é o cãozinho que vai iniciar a molecada no divertido universo dos jogos de tabuleiro. Siga nosso passo a passo para aprender como jogar Malucão e aproveitar os benefícios das brincadeiras lúdicas com seus filhos.

Os bichinhos de estimação são tão fofos, podemos até mesmo dizer que são irresistíveis, não acham? Por isso queremos convidá-los para brincar com o Malucão – o jogo do cachorro que adora tomar banho!

Todo cachorro chacoalha o corpo depois do banho, não é? Pois o Malucão faz igualzinho! Todos vão achar muito engraçado, menos o jogador da vez que vai se molhar de verdade!

O Malucão é assim… se bobear durante a partida, ele não quer nem saber, vai agitar e molhar quem estiver na vez.   

Ficar sequinho neste jogo de tabuleiro é parte da estratégia, então preste muita atenção para ganhar dos amiguinhos, hein!

Embalagem do Jogo Malucão da Estrela

Agora vamos ensinar como brincar com o jogo do cãozinho que gosta de aprontar. Leia e confira as instruções:

 

O passo a passo do jogo Malucão

Idade recomendada: a partir de 4 anos.

Objetivo: ser o primeiro a completar uma volta inteira no tabuleiro.

Número de jogadores: 2 a 4.

As peças vêm desmontadas. Por isso, um adulto precisa colocar o Malucão na banheira, encaixar o chuveiro e inserir as pilhas no compartimento. Depois de montado, encaixe a base do jogo no meio do tabuleiro, escolher os objetos que a representarão – patinho, sabonete, osso e patinha – e pronto: as crianças já podem começar a jogar!

O jogador mais novo começa a partida, seguido pelo próximo a sua esquerda. Ele deve lançar o dado e seguir as instruções:

1)    Se sair as cores rosa, azul, amarelo, vermelho mova o peão para a primeira casa de cor correspondente a que foi apresentada no dado. Depois é preciso fazer as seguintes ações:

– Ao cair na casa que tem a patinha, o participante deve apertar o botão correspondente no tabuleiro por 1 ou 2 vezes, conforme indicado na casinha.

– Ao cair na casa que tem o osso, o participante deve girar o botão correspondente por 1 ou 2 vezes, até ouvir um clique.   

2)    Se sair o símbolo de interrogação lance o dado novamente.

3)    Se sair o símbolo da patinha, o participante deve mover o peão para uma casa à frente do adversário que estiver mais avançado no jogo.

O vencedor é quem conseguir retornar ao início do tabuleiro: a casa multicolorida com o símbolo de uma cesta  

Cuidado! No decorrer da partida, quando o jogador estiver girando o botão da patinha, pode dar a louca no malucão e ele começar a chacoalhar e molhar tudo ao redor, inclusive o jogador que estava girando o botão.

Imagem do Cachorro na Banheira do Jogo Malucão da Estrela

Quando isso acontecer, o jogador deve mover o peão ao início do tabuleiro e pegar a ficha redonda correspondente ao seu peão. Caso o Malucão chacoalhe novamente na sua vez, devolva a ficha e continue no mesmo lugar onde estava.

Sabia que ao jogar Malucão a criançada aprende enquanto brinca?

Sim, é isso aí, mamãe e papai! Trouxemos a figura de um lindo cachorrinho para introduzir as crianças no educativo universo das brincadeiras lúdicas.

Indo muito além do divertimento, o Malucão pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo da criançada. Inclusive, muitas escolas estão adotando os jogos de tabuleiro para promover habilidades e competências em seus alunos.

É cientificamente comprovado que as atividades lúdicas desencadeiam muitos processos cognitivos. Ao participar de um jogo, automaticamente são ativados o raciocínio lógico, atenção concentrada, visão estratégica, poder de observação, capacidade analítica e muito mais. Assim sem percebermos, a mente trabalha durante toda a rodada!

Ah! Os jogos de tabuleiro também ajudam na construção da autoestima quando a criança elabora estratégias de forma autônoma, por exemplo, ou também ao interagir socialmente com outras pessoas.

Não seria ótimo se seus filhos pudessem se beneficiar de todos esses estímulos? Para isso, conte com a ajuda do Malucão, que ensina as crianças com muita diversão.

Mesmo sendo apenas um brinquedo, os pequenos vão se apaixonar pela carinha fofa desse cachorrinho. Ainda vão gargalhar quando um dos participantes se molhar. Esse Malucão é mesmo demais!

Então, pais e filhos, o que estão esperando para começar a divertida lição do jogo do Malucão?

Deixe um comentário