Como Jogar Jogo da Vida

21 de setembro de 2018

Lá nos meados dos anos de 1980 lançávamos o Jogo da Vida, o jogo de tabuleiro que combina os desafios da vida real com o universo lúdico infantil.

Aliás, essa é a grande sacada do brinquedo: transportar elementos da realidade de um adulto para o jogo de tabuleiro. Afinal, toda criança adora reproduzir as situações do cotidiano quando brincam de escolinha, supermercado, bombeiro, casinha e por aí vai…   

Não é por acaso que seu sucesso foi estrondoso. O passatempo marcou gerações de crianças que hoje são pais, mães, tias e tios, alguns até avós, que recordam com saudades os tempos em que brincavam com o Jogo da Vida.

Para nós, ele também ocupa um lugar especial em nossa história: a da galeria de brinquedos inesquecíveis, na qual pudemos relembrar com muito carinho no aniversário de 80 anos.

Jogo da Vida retrô – Edição 80 anos

Idade recomendada: a partir de 8 anos.

Número de jogadores: 2 a 6.

Para quem acredita que clássico é clássico, nós trouxemos de volta o Jogo da Vida retrô, igualzinho àquele que você jogava com seus amigos lá nos anos de 1980. Quantas boas lembranças, não é?!

Embalagem jogo da vida retrô da Estrela

A versão retrô vai transportá-lo direto a sua infância, à época em que se divertia com as brincadeiras de rua ou no quintal, alternando com o instrutivo jogo de tabuleiro.

Lançamentos para os novos tempos

Como inovação é uma das nossas prerrogativas, temos duas novas edições do Jogo da Vida com adaptações ao mundo tecnológico.

Jogo da Vida

Idade recomendada: a partir de 7 anos.

Número de jogadores: 2 a 6.

A mesma diversão só que com novas profissões e situações!

Embalagem do novo jogo da vida da estrela

O primeiro Jogo da Vida que incluiu a tecnologia e possibilita que a criança decida entre jogar da maneira tradicional ou com aplicativo gratuito. Aqui, você pode escolher!

Baixe o aplicativo gratuito no Google Play

Baixe o aplicativo gratuito na App Store

Atenção: o aplicativo é um complemento do jogo. Não descarta o uso do tabuleiro.

Super Jogo da Vida

Idade recomendada: a partir de 12 anos.

Número de jogadores: 2 a 6.

Bem-vindo à modernidade! O Super Jogo da Vida vem com máquina de crédito e débito, afinal nota de dinheiro é coisa do passado, não é, gente?

Embalagem Super Jogo da Vida da Estrela

O dispositivo, também, realiza a função de roleta, calcula os juros automaticamente e anuncia o vencedor da partida.  

Além do mais, as casas do tabuleiro reproduzem produtos e serviços que existem de verdade. Uau, que máximo!

Agora, vamos passar os principais desafios que precisará enfrentar para conseguir ser um vencedor do eterno Jogo da Vida. Confira a seguir:

Passo a passo para detonar em todas as versões

Antes do início do jogo, o banqueiro deve distribuir para cada participante um carro com um pino (azul ou rosa), uma nota de $5.000, cinco notas de $1.000 e um cartão de riqueza, que pode ser: dividindo os lucros, dividindo a despesa e cartão de isenção. Pode-se comprar o seguro do carro logo no início da rodada.

Obs.: todos os pagamentos e negociações no Super Jogo da Vida são feitos com cartão de crédito, que cada criança recebe antes de começar a partida.

Todos devem girar a roleta para determinar quem começa o jogo. Em seguida, os competidores devem escolher entre o Caminho dos negócios com um salário de $12.000 ou O Caminho da faculdade com um salário de $16.000.

Não é permitido dividir a casa. Quando acontecer, o jogador da vez deve ocupar o próximo espaço livre.

As instruções descritas nas casas de cores amarelo, laranja, verde ou vermelho são obrigatórias, por isso devem ser seguidas. Já as casas brancas são opcionais, cabe ao

participante fazer a sua escolha.

LEMBRETE: os valores de salário, tarifas e bonificações apresentados neste manual são referentes apenas ao Jogo da Vida Retrô e Jogo da Vida.     

Situações e obstáculos que podem ocorrer no tabuleiro

Após a escolha das profissões, os competidores devem prosseguir a partida tirando a sorte na roleta, seguindo as instruções descritas nas casas que podem ser:

Ações e seguros de vida, carro e casa: estes itens são opcionais.

  • Dia do casamento

Todos são obrigados a parar ao lado da igreja quando passar na casa “dia do casamento”. Deve-se colocar um pino azul ou rosa no carro e girar a roleta para saber qual o valor que vai receber de cada adversário. Depois, deve girar a roleta mais uma vez para avançar no jogo.

  • Filhos e filhas

O jogador deve colocar um pino azul ou rosa em seu carro, então vai receber $1.000 de cada um ou $2.000 no caso de gêmeos.

  • Dia de sorte

Quando um participante parar na casa “dia de sorte”, ele ganha $20.000 do banco – em duas notas de $10.000 – que pode guardar ou tentar a sorte na roleta.

Usando a faixa numerada de 1 a 10, ele precisa escolher dois números para apostar. Se cair um dos dois números ao girar a roleta será contemplado com o valor de $300.000.

  • Vingança

Ao parar na casa “vingança” precisará escolher entre receber $200.000 de um dos adversários ou fazer com que um deles volte 10 espaços – as instruções das casas não precisam ser seguidas, sendo válidas somente após o competidor voltar a andar para frente.

  • Pedágio

O primeiro que ultrapassar a ponte do pedágio pode cobrar uma taxa de $24.000 de cada participante, que atravessá-la após ele.

Dia do Juízo

Todos são obrigados a parar no Dia do Juízo para ganhar $48.000 por cada filho, pagar todas as notas promissórias –  caso tiver – e decidir se vai tentar ser:

1) Milionário: quem achar que tem dinheiro suficiente para ganhar o jogo.

2) Magnata: é a escolha para quem acha que não tenho dinheiro suficiente e resolve arriscar tudo! O competidor declara sua decisão a todos, escolhe um número e gira a roleta. Se cair o número escolhido, ele será o vencedor. Do contrário, o banqueiro recolhe seu dinheiro e ele vai à falência.

Caso ninguém se torne magnata, a rodada termina quando o último jogador for à falência ou ficar milionário. Então, todos devem contar seu dinheiro. O jogador que tiver mais dinheiro ganha o Jogo da Vida.

Qual a edição que escolheu para brincar com seus filhos?

Bem, seja a versão do Jogo da Vida com aplicativo ou dispositivo eletrônico, pais e filhos poderão se divertir com a mesma emoção dos tempos antigos + a interatividade da tecnologia.

Ainda tem mais! Ao trazer as circunstâncias do dia a dia para o universo infantil, o passatempo pode ajudar as crianças a lidar com os contratempos e as responsabilidades da vida adulta, você já pensou nisso?  

E aí, o que conseguiu aprender com o Jogo da Vida? Compartilhe nos comentários suas memórias de infância. Adoramos conhecer as histórias dos nossos consumidores.   

Deixe um comentário