Como Jogar Banco Imobiliário

11 de Abril de 2018

O Banco Imobiliário foi lançado em 1944 no Brasil. De lá para cá, o jogo evoluiu muito, com versões onde se pode comprar hotéis e indústrias, versões com sistema de cartão de crédito e também agora pode ser jogado com aplicativo pelo celular, onde é possível realizar transações bancárias somente aproximando o cartão Estrela Card na tela do smartphone.

Neste artigo vamos falar sobre cada uma delas, e sua maneira de jogar.

Quer saber de uma curiosidade? A partida mais longa de Banco Imobiliário durou 59 dias!

Qual o objetivo do jogo?

Conquistar a maior fortuna possível e levar os outros jogadores à falência.

Preparação

Os jogadores, de 2 a 6, deverão escolher o peão e posicioná-los na casa ‘início’. Escolha um dos jogadores para ser o banqueiro. Ele será responsável pelos pagamentos e recebimentos do Banco e entregas de Títulos de Posse, lembrando que o banqueiro também joga. No jogo com app a função de banqueiro não existe.

Embaralhe as cartas de sorte ou revés e coloque-as no espaço indicado no tabuleiro.

O banqueiro deverá distribuir, no início do jogo, o dinheiro para todos os jogadores conforme descrito no manual de cada versão. Na versão com app, existe a opção de acelerar o início do jogo leiloando as propriedades. Legal, né?

Começa o Jogo

Dispute nos dados quem será o primeiro a jogar. Quem tirar o maior número no dado começa o jogo, seguido pelo jogador à sua esquerda.

O jogador começa a rodada jogando os dois dados e somar o resultado, então avançar com o peão a quantidade de casas e cumprir o que determina aquela casa.

Caso o jogador tire nos dados dois números iguais, ele tem direito a novo lançamento. Caso tire dois números iguais três vezes, ele vai para a prisão.

Atenção antes de começar a jogar:

  • O banqueiro precisa ter cuidado para não misturar seu dinheiro com o do Banco.
  • Separe os Títulos de Posse por cor e deixe-os com o banqueiro.

Movimentando o Peão

Caso seu peão caia em uma propriedade sem dono, você terá o direito de comprá-la pelo preço indicado no tabuleiro. Entregue o dinheiro ao banqueiro e ele entregará o Título de Posse.

Sempre que seu peão passar ou parar na casa ‘início’, você deverá receber dinheiro do Banco pelos serviços prestados. Confira qual o valor no manual da sua versão.

Sorte ou Revés

Caso seu peão pare na casa Sorte ou Revés, você deve pegar a primeira carta do monte, cumprir o que ela indica e a devolver para o final do monte após concluir a tarefa.

Se a carta sorteada informar Habeas Corpus ou Compra Livre, você deve guardá-la para usar depois. Ela pode ser utilizada em qualquer momento que você deseja. Após utilizada, deve ser retornada ao final do monte.

A carta Habeas Corpus te dá o direito de saída livre da prisão sem a necessidade de tirar uma dupla nos dados ou pagar fiança.

Dica: Está precisando de dinheiro? Você pode negociar a venda da carta Habeas Corpus com outro jogador.

Propriedades

Para comprar alguma propriedade, que seja um terreno, praça, bairro ou empresa, é necessário que seu peão caia em uma das casas, caso já não seja o dono.

Caso a propriedade seja de outro jogador, se o seu peão parar na casa, você deverá pagar ao dono desta propriedade o valor do aluguel indicado no título da propriedade.

Dica: Diversificar seus investimentos é palavra de ordem no mundo dos negócios. Lembre-se que quanto mais propriedades tiver, maior a probabilidade de ganhar dinheiro, porque sempre que caírem na sua propriedade você receberá aluguel. Nada mau, né?

Valorizando seus terrenos

Quando conseguir comprar todas as propriedades de um mesmo grupo de cores, você poderá acrescentar casas ou hotéis nos seus terrenos, aumentando assim o valor de seus aluguéis.

Lei da oferta e da procura: quando todas as casas ou hotéis do jogo acabarem, você terá que esperar até que outro jogador se desfaça de pelo menos um de seus imóveis. Porém, a qualquer momento você poderá fazer uma oferta pela propriedade desejada, desde que não haja construções nela.

Se houver uma negociação de propriedade com imóvel, primeiramente o proprietário deverá vender as casas ou hotéis para o Banco pela metade do valor pago. Só assim é possível negociar a propriedade.

Atenção: Você só poderá construir uma segunda casa em uma propriedade, se todas as outras daquele grupo de cores já tiver pelo menos uma casa. Para construir a terceira, todas deverão ter pelo menos duas casas, e assim sucessivamente.

Prisão

Existem três formas de se ir para a prisão:

Caindo na casa que indica “Vá para a prisão”
Tirar 3 duplas seguidas no dado
Pegar uma carta de Sorte ou Revés que te manda para a prisão

Se acontecer alguma dessa situações, mova seu peão até a casa ‘Prisão’ ou ‘Detenção’.

Para sair da prisão não é tão complicado. Existem três formas:

  • Tirar duas duplas nos dados – na próxima jogada após ser preso, você deve jogar os dados. Se tirar números iguais, você pode sair da prisão e andar o número de casas indicados no dado.
  • Pagar a fiança – Você tem a opção de pagar a fiança enquanto estiver preso, confira o valor no manual da sua versão. Após três rodadas que não conseguir tirar as duplas no dado, você é obrigado a pagar a fiança. Feito isso, jogue novamente os dados e avance o número de casas indicados.
  • Utilizar o seu cartão de Habeas Corpus – No início de sua rodada na prisão, mostre a todos os jogadores o seu cartão de Habeas Corpus, o descarte e jogue os dados para avançar no tabuleiro novamente.

Hipoteca

Você pode hipotecar a sua propriedade que não tiver imóveis.

Para isso, basta recorrer ao banqueiro, que deverá pagar a quantidade exata que está descrita no título. Essa propriedade não poderá ser negociada com nenhum outro jogador sem a autorização do proprietário.

Enquanto a casa estiver hipotecada, nem o proprietário e nem o banqueiro receberão aluguel.

Para recuperar o Título, o proprietário deverá pagar uma multa sobre o valor do Título.

Dica: Você só poderá resgatar a sua propriedade na sua vez de jogar.

Está no sufoco?

Veja algumas dicas para te ajudar a sair dessa!

Desfaça-se de suas casas e/ou hotéis vendendo-as ao Banco pela metade do preço.
Coloque um ou mais imóveis na hipoteca
Negocie suas propriedades com outros jogadores ou com o Banco

Atenção: NÃO são permitidos empréstimos entre jogadores e com o Banco durante todo o jogo.

Falência

Se mesmo após vender suas casas e hotéis, hipotecar ou negociar suas propriedades, você não conseguir dinheiro suficiente para quitar sua dívida, você declarará falência e estará fora do jogo. Deixe todo o seu dinheiro e propriedades restantes com o jogador a quem você deve.
Caso haja propriedades hipotecadas o Banco irá recolher os Títulos de Posse e entregará o dinheiro arrecadado para o credor.

Caso ainda falte dinheiro, o credor ficará no prejuízo.

Confira as novas versões do Banco Imobiliário

O Banco Imobiliário faz tanto sucesso há tanto tempo que diversas versões foram criadas ao longo dos anos.

Conheça cada uma das versões da atual linha do Banco Imobiliário:

  • Banco Imobiliário – A versão tradicional do Banco Imobiliário. Agora vem também com a opção de jogar com o aplicativo, que permite fazer transações bancárias diretamente no seu smartphone.
    Idade recomendada: A partir de 8 anos
    Número de jogadores: De 2 a 6 jogadores

Jogo Banco Imobiliário com aplicativo Embalagem Estrela

  • Super Banco Imobiliário – Nessa versão do Banco Imobiliário você tem a possibilidade de realizar os pagamentos utilizando a máquina de cartões! Você vai ter que provar que é bom nos negócios!
    Idade recomendada: Acima de 12 anos
    Número de jogadores: De 2 a 6 jogadores

Jogo Super Banco Imobiliário da Estrela

  • Banco Imobiliário Brasil – Essa versão é muito especial, pois foi o público brasileiro quem escolheu as casas, através de votação na internet. São vários locais famosos de todo o Brasil.
    Idade recomendada: A partir de 8 anos
    Número de jogadores: De 2 a 6 jogadores

Jogo Banco Imobiliário versão Brasil

  • Banco Imobiliário Retrô – Celebre os 80 anos da Estrela com a gente! Essa é a versão retrô do tradicional Banco Imobiliário. Venha se divertir e ser o grande milionário do jogo.
    Idade recomendada: A partir de 8 anos
    Número de jogadores: De 2 a 6 jogadores

Banco Imobiliário Retrô da Estrela

  • Banco Imobiliário Kids Disney Junior – O clássico banco de tabuleiro agora na versão simplificada para crianças a partir de 5 anos com os personagens da Disney Junior.
    Idade recomendada: A partir de 5 anos
    Número de jogadores: De 2 a 4 jogadores

jogo Banco Imobiliário versão Kids

 

  • Banco Imobiliário Júnior – A versão júnior do Banco Imobiliário está ainda mais divertida e conta com uma mecânica simplificada. As crianças vão comprar e vender propriedades e construir casas com maior facilidade e rapidez, tornando essa versão ainda mais júnior! Um jogo que ensina as crianças sobre a dinâmica de compra e venda, uma verdadeira aula sobre finanças. A criança aprende brincando.
    Idade recomendada: A partir de 6 anos
    Número de jogadores: De 2 a 6 jogadores

Jogo Banco Imobiliário versão Jr Embalagem

Já jogou o jogo de tabuleiro Banco Imobiliário? Compartilhe suas experiências e estratégias com outros jogadores.

Deixe um comentário