Anos 90: Brinquedos Clássicos e Acontecimentos que Fizeram História

11 de outubro de 2018

No final do século 20, a era digital já fazia parte da vida de milhares de pessoas. Ela estava nos aparelhos domésticos, nos computadores e nos principais brinquedos que lançamos na década.

Nossa viagem no tempo foi parar nos anos de 1990. A última década do século 20 ficou marcada pela chegada da Internet à população do mundo todo.

O analógico cedia sua vez para o digital e, com isso, começava uma nova revolução mundial, transformando a forma como as pessoas se comunicam, até os dias de hoje. Depois disso, parece que a Terra começou a se movimentar mais rápido, não é, gente?

Como estamos sempre acompanhando as últimas tendências, essas mudanças foram implantadas em nossos brinquedos desde os lançamentos do robô Trony, que divertia a criançada com múltiplas possibilidades de brincadeiras. Ainda, criamos a boneca Sapequinha com a inédita tecnologia de fibra ótica, para que a experiência de brincar ficasse mais próxima da realidade.

Estes são apenas amostras do que apresentamos no período. Conheça outros passatempos que integram a nossa galeria histórica:

Linha do tempo dos nossos brinquedos dos anos 90

1990: começamos a década com a florzinha dançante Dancin’ Flor, que foi uma verdadeira febre! Através de um dispositivo sensível a som, ela dançava de óculos escuros e guitarra no embalo dos hits daquela época.

Catálogo dos anos 90 do brinquedo Dancin'Flor

Foi o ano, também, do jogo Batata Quente. A versão repaginada da clássica brincadeira de rua rendeu muitas risadas na criançada.

Catálogo dos anos 90 do brinquedo Batata Quente da Estrela

1991: a garotada se divertiu adoidado com a Galinha Maluca, que agitava as asas e fazia maior barulho quando não pegava os ovos com cuidado!

Catálogo dos anos 90 do brinquedo Galinha Maluca da Estrela

A Patrulha do Focinho foi outro marco da Estrela! A coleção de cinco cachorros de pelúcia, que mudavam de feições assim como o slogan prometia “Nós brincamos de proteger você!”.

As crianças piraram com os modelos: Focinho Correria; Focinho Mandão;

Focinho Avoado; Focinho Maroto e Focinho Dengoso. Um mais fofo que o outro!

Catálogo dos anos 90 do brinquedo Patrulha do Fucinho da Estrela

Teve, ainda, a bonequinha Zic Zac, que mudava de visual em segundos! Era só encaixar e desencaixar para fazer um novo penteado. Era simples assim…

Catálogo dos anos 90 do brinquedo Zic Zac da Estrela

1992: foi a vez da boneca Bolachinha que comia de verdade! Quando ficava com fome, ela falava “Mamãe, tô com fome. Me dá uma bolachinha?”. Depois finalizava com “Hum, que gostoso!”. Não é irresistível?

Catálogo dos anos 90 da boneca Bolachinha da Estrela

Os próximos brinquedos anunciavam a era da tecnologia, que começava a fazer parte da rotina de adultos e crianças.

1994: chegava Trony, o amiguinho eletrônico da garotada! O simpático robô media cerca de 40 cm e possuía diversas funções como os botões dos jogos; braço mecânico de arremessos; sensor jogo de basquete; botão de cócegas; lanterna do nariz etc. Ele ainda falava enquanto interagia com as crianças.  

Catálogo dos anos 90 do Robô Trony da Estrela

1996: para último lançamos a Sapequinha, a primeira boneca a utilizar a fibra ótica. A inovação permitia reconhecer a presença das pessoas e, como ela não gostava de ficar sozinha, chorava e pedia colinho para as mamães e papais.

Catálogo dos anos 90 da boneca Sapequinha da Estrela

Enquanto isso…  

… no cenário político-social, o planeta passava por tantas rupturas de paradigmas que mostravam que o mundo não seria mais o mesmo.

Já no primeiro ano acontece a reunificação da Alemanha. Seguida pela desintegração da União Soviética e da Iugoslávia, depois de sangrentos conflitos étnicos. Em 1993 é instituída a União Europeia.

Foi a década, também, da consagração de Nelson Mandela ao ganhar o prêmio Nobel da Paz e tornar-se o primeiro presidente negro da África do Sul.

No Brasil vivemos tempo difíceis no governo de Fernando Collor de Mello, que foi o responsável por abrir o mercado para as importações, confiscou dinheiro da caderneta de poupança de toda população e no final foi deposto do cargo, quando sofreu um impeachment. Dois anos depois, no governo do Itamar Franco, surge o Plano Real para combater as altas taxas de inflação.

No esporte vibramos com as vitórias do eterno Ayrton Senna e a conquista do tetracampeonato, na Copa do Mundo de 1994. Lamentamos as mortes prematuras do ídolo da Fórmula 1 e dos irreverentes integrantes do grupo musical Os Mamonas Assassinas.

A ciência avançava em passos largos e todos presenciaram boquiabertos ao nascimento da ovelha Dolly, o primeiro animal clonado da história. Muitos perguntaram “o homem está brincando de Deus?”.   

A tecnologia invadia o dia a dia com os celulares, pagers, CDs, DVDs e a chegada da Internet, transformando o planeta em uma grande aldeia global, onde todos os cidadãos estão interligados pela rede. As barreiras caíram e as distâncias diminuíram.  

Assim, vimos os computadores virarem instrumento obrigatório nos postos de trabalho e dentro de casa; e presenciamos o surgimento de gigantes como a Microsoft e a Google.

Recordar a própria história

Para nós é sempre um prazer dividir a nossa trajetória com o público.

Também adoramos saber sobre a história das pessoas. É uma grande alegria receber mensagens contando sobre momentos especiais com os brinquedos da Estrela. Compartilhe suas vivências com a gente!

Deixe um comentário