Brinquedos que fizeram história nos agitados anos de 1970

30 de agosto de 2018

Lançamentos inesquecíveis que levaram diversão às crianças daquela época e que até hoje integram a nossa galeria de brincadeiras.

Saindo dos anos de 1980 vamos viajar para a efervescente década de 70. Um período em que a contracultura viveu seu apogeu.

Dentro de uma difícil conjuntura político-social deixamos a nossa marca com lançamentos de brinquedos memoráveis, que fizeram a alegria de inúmeras crianças, que, assim como seus pais, sonhavam com um futuro melhor para o planeta.

Foi a era das bonecas que imitavam os movimentos humanos e das primeiras figuras de ação: com a chegada do lendário boneco Falcon! Esses brinquedos relembravam a todos sobre a importância das brincadeiras lúdicas no dia a dia da garotada.

Catálogo de 1970 do lançamento dos bonecos Falcon

Trazendo o lúdico para a vida… nossa viagem no tempo começa agora! Preparados para embarcar? Vamos nessa!

1970: a Estrela começava a década com a Mini Boneca Flexy. Ela era feita de plástico flexível que permitia movê-la em várias posições. Era perfeita para inventar as mais divertidas brincadeiras!

Como é legal relembrar do boneco Topo Gigio, o ratinho com alma de criança, que trouxe encantamento a meninos e meninas no programa de TV e, depois, como personagem dos passatempos infantis!

 

Teve, ainda, a Bebê Gatinhando, que engatinhava como um bebê de verdade! Foi um fenômeno entre a criançada.  

1971: foi o ano da boneca Mãezinha, que imitava os mesmos movimentos das mães, quando embalam seus filhos ao som de uma suave canção de ninar.

1972: era lançada a boneca Amelinha com o slogana dona de casa de verdade!”. Ela vinha vestida com um avental e equipada com espanador de pó, ferro de roupa, tábua de passar roupa e vassoura para tapetes. Fazia movimentos por controle remoto.

A criançada, também, se divertiu a valer com o Buggy Biruta, que dava voltas e empinava através de um mecanismo a corda.

1973: chegava a inesquecível coleção Feijãozinho. As bonecas e bonecos tinham carinha de sapeca e corpo confeccionado em tecido lavável – feitos especialmente para as crianças abraçarem. O sucesso foi tão grande, que originou diversos modelos ao longo do tempo, e ainda faz a felicidade da garotada até hoje.

Passear com o cachorrinho já era diversão aqui, na Estrela! Lalá e Lulú era o nome da boneca e do seu bichinho de estimação. Eles eram inseparáveis e formavam uma bela dupla! Sem precisar de pilhas ou bateria, eles se movimentavam por meio de um mecanismo de ar sob pressão.

1974: o jogo Du-Elo testava o competidor apresentando um duplo desafio: encaixar as peças do tabuleiro usando suas habilidades de observação e raciocínio lógico.  

1977: foi o ano do lançamento da nossa primeira figura de ação: o Falcon em diversos modelos como o Combate, Ação camuflada, Agente secreto, Avanço em alta tensão e Luta selvagem. Alguns são tão emblemáticos que voltaram ano passado: Explorador, Turbocóptero, Salto fantástico e o Tesouro submarino que voltou esse ano.

 

A coleção aumentou com a vinda dos memoráveis Comandos em Ação, que contavam com o Jipe de assalto – que retornou este ano -, Tanque de combate, Bote inflável e uma linha completa de acessórios irados para enfrentar os rivais.

1979: o final da década foi encerrado com a boneca Bailarina, que vestia uma lindo vestidinho, meia-calça e sapatilhas – pronta para dançar! Ela girava como uma bailarina quando a criança dava corda.  

Finalizamos com chave de ouro ao apresentar o primeiro carrinho com radiocontrole: o incrível Stratus! Ele era uma réplica do Lancia Stratos, um famoso carro de rali. Tinha 7 posições, inclusive marcha a ré. Fazia barulho de ronco de motor e os faróis levantavam e acendiam de verdade!

 

Revisitando o que movimentou o Brasil e o mundo nos anos 70

 

Começamos a década levantando o troféu de tricampeão mundial nas mãos do capitão Carlos Alberto Torres, porém, infelizmente, esse foi um episódio isolado. Foram anos de chumbo para os brasileiros. Um período de atrocidades durante o regime militar. Sem contar a censura que fechou o cerco a qualquer manifestação de opinião contrária. Isso deu força a compositores de peso como Chico Buarque, Caetano Veloso, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, com suas canções repletas de metáforas para burlar os ouvidos atentos do Estado. Assim, surgiram os grandes festivais de MPB em que a vozes dos artistas ressoavam como porta-vozes da população, que clamava por liberdade de expressão.  

Do outro lado do mundo, finalmente, o mundo dava adeus à Guerra do Vietnã – após 9 longos anos de confronto – com a inacreditável derrota dos EUA. Alguém imaginaria? Assim como foi difícil de acreditar quando a banda The Beatles anunciou seu fim. Certamente, a notícia foi uma grande surpresa para seus milhares de fãs!

Para contrastar o cenário político nebuloso, a época apresentou uma grande riqueza musical. Das bandas clássicas de rock – muitos “dinossauros” surgiram nesse tempo – como Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Queen, Iron Maiden, Sex Pistols, The Clash, Ramones; à era disco que empregou um estilo ao som dos sucessos de Donna Summer, Abba, Gloria Gaynor e Bee Gees com a trilha sonora do filme “Os Embalos de Sábado à Noite” e as danças eternizadas pelo ator John Travolta – o símbolo máximo dessa fase com suas calças boca de sino, camisas apertadas e, claro, muito swing.

 

Sempre é tempo de brincar!

O período foi marcado por gerações de adultos que lutaram por um mundo melhor e crianças que se divertiram com nossos passatempos, lembrando que não existe época ou lugar certo para a diversão, que sempre é tempo de brincar!

Ao compartilhar a linha do tempo dos brinquedos antigos relembramos parte da nossa trajetória. Esse retorno ao passado é sempre uma oportunidade para entender o que passamos e o que oferecemos aos nossos consumidores.

Em meio a um contexto social conturbado pudemos levar alegria e momentos especiais às famílias brasileiras. Isso nos enche de orgulho e satisfação!

Apresentamos uma pequena parte da nossa história. Que tal contar alguma lembrança especial nos comentários com algum brinquedo Estrela? A gente adora receber mensagens!

Deixe um comentário