7 Dicas de Brinquedos para Fazer na sua Casa

11 de Abril de 2018

Tem coisa mais divertida que brincar com seus filhos? E se pudermos juntar a brincadeira com o ecologicamente correto?

Vamos mostrar para você sugestões de brinquedos que além de reutilizar itens que você já tem em casa, irão estimular o lúdico e a coordenação motora dos pequenos. Além de prazeroso e muito divertido, fazer brinquedos em casa é uma forma de entreter com simplicidade.

Veja as sete dicas de brinquedos criativos e fáceis de fazer:

1 – Telefone sem fio

Lembra dessa brincadeira? Um dos brinquedos mais amados pelas crianças era o telefone sem fio. Que tal ensinar seus pequenos a fazer um?

O que vai precisar?

  • 2 potes pequenos vazios de massinha Super Massa
  • Barbante no comprimento que você preferir
  • Fita crepe
  • Tesoura
  • Agulha grossa – para furar o fundo, pode ser de crochê.

Com apenas dois passos você terá seu telefone sem fio

Faça um furo no fundo de cada pote de massinha vazio usando a agulha de crochê, caso você não tenha, pode ser outro objeto. Como é necessário lidar com um objeto pontiagudo, um adulto precisa fazer esse passo.

Passe uma ponta do barbante pelo furo de um dos potes, de fora pra dentro. Dê um nó na extremidade, para ter certeza de que ele não sairá de lá. Um pedacinho de fita crepe pode ajudar a ficar ainda mais firme. Repita no outro lado do barbante.

Pode ser divertido decorar os copos antes de começar. Se forem duas crianças, cada uma pode fazer a arte que quiser no seu copinho da Massinha Super Massa.

2 – Pipa

Você sabia que a pipa foi inventada por volta de 1200 a.C como um dispositivo de sinalização militar?

Feito de papel, o brinquedo voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pela criança.

 

Avô e Netos brincando com Pipa

Pipa é apenas uma das mais de 20 denominações existentes no Brasil. Ela também é chamada de barril ou bolacha nos estados do Centro-Oeste; pepeta no Amazonas; raia no Paraná; califa no Rio de Janeiro; lebreque no Maranhão; pandorga no Rio Grande do Sul; maranhão em Minas Gerais.

A pipa foi uma das brincadeiras mencionadas no nosso infográfico sobre as brincadeiras por região do Brasil. Confira aqui!

Soltar pipa é muito divertido para as crianças e os adultos acabam entrando na brincadeira também.

Com uma linha é possível direcionar e fazer malabarismos no céu. Inclusive há regiões do país onde tem eventos direcionados e até competições para quem solta pipa.

O que você vai precisar?

  • Papel de seda da sua cor preferida
  • Duas varetas de bambu
  • Fita adesiva
  • Tesoura
  • Linha nº10
  • Papel crepom, papel de seda ou até mesmo saco plástico de material bem leve (para a rabiola)

Como fazer?

Recorte o papel de seda em forma quadrada, com cerca de 30cm, depois cole uma das varetas na diagonal. Com a outra vareta, faça um arco e cole-o cruzando por cima da outra que já está colada.

Faça dois furos pequenos onde as duas varetas se cruzam (um furo de cada lado), passe a linha pelos buracos e dê um nó.

Amarre a linha para puxar a pipa a partir desse nó. Faça uma rabiola bem colorida, com o papel crepom (corte tiras de papel crepom colorido) ou papel seda (corte pedaços do papel e cole num fio de linha) ou com a saco plástico (corte pedaços bem finos e prenda os na linha da rabiola).

Amarre na pipa (na parte de baixo da vareta reta).

3 – Luva do barulho

A luva do barulho é um brinquedo indicado para crianças por volta dos 3 anos de idade.

Depois dos personagens criados em cada um dos dedos da luva, é só soltar a imaginação!

O que você vai precisar?

  • Luva de lã
  • Canetas marcadoras para tecido
  • Guizos pequenos e grande de várias cores
  • Cola quente
  • Retalhos de tecido
  • Olhos móveis ou adesivos.

Como montar

Para montar a luva do barulho, pregue em cada dedo da luva os olhinhos. Você pode utilizar os que já vem com adesivo, ou colá-los com cola quente.

Agora é só decorar! Faça detalhes como laços e gravatinhas com retalhos pequenos de tecido. Para os brincos, use os guizos, eles podem ser colados com a cola quente também.

Faça a boca e qualquer outro detalhe com a caneta marcadora para tecido. É só soltar sua imaginação e criar um personagem diferente em cada dedinho da luva.

4 – Trem de rolinho e papelão

O trem de rolinho é muito fácil de fazer e as crianças adoram pôr a mão na massa.

O que usar:

  • Rolos de papel higiênico
  • Tampas de garrafa pet
  • Tintas para artesanato
  • Barbante

Como fazer:

Pinte os rolinhos de papel higiênico da cor preferida e na quantidade que quiser. O tamanho do seu trem depende da quantidade de rolinhos.

Quando estiverem secos, cole as tampas de garrafas, duas de cada lado como se fossem rodinhas. Serão 4 tampas para cada rolinho, duas para as rodas dianteiras e duas para as traseiras.

Depois disso, faça um furo logo acima de cada tampa traseira, amarre um pedaço de barbante de uns 5 centímetros e depois amarre no próximo rolinho, fazendo assim até formar o trem.

Para finalizar, corte um rolo de papel ao meio com uma leve curva e cole no primeiro rolo do trem, assim simula a chaminé do primeiro vagão. Depois é só soltar a imaginação!

Menino brincando com carrinho de rolimã

5 – Jogo de damas

Não tem um tabuleiro em casa? Sem problemas, esse jogo de damas que vamos ensinar, pode ser feito com papelão e tampinhas de garrafa. Ele é bem rápido e simples, e toda a família pode brincar e se divertir.

O que usar:

  • Um pedaço de papelão ou cartolina
  • Tinta guache
  • Tampinhas de garrafa

Como fazer:

Recorte um pedaço de papelão ou cartolina em um tamanho quadrado de 32x32cm. Desenhe nele com um lápis sete linhas na horizontal e sete na vertical para formar os quadradinhos. O ideal é deixar um espaço de aproximadamente 4cm para os quadradinhos.

Depois que fizer o desenho em todo o tabuleiro, é só pintar os quadrados com duas cores diferentes, de preferência uma clara e uma escura, e juntar 12 tampinhas de garrafas brancas e 12 tampinhas de garrafas vermelhas, para formar as peças do tabuleiro.

E pronto, seus filhos terão um tabuleiro de damas criativo para brincarem com os amigos a tarde toda.

6 – Boliche de garrafa pet

As crianças amam o desafio do boliche. Além de ser uma brincadeira muito divertida que consiste em ter que acertar o alvo e derrubar o maior número de garrafas, a criança pode fazer o brinquedo caseiro com a ajuda dos pais de uma maneira fácil e rápida.

O que usar:

  • 10 garrafas
  • Jornal ou folhas de revista
  • Tinta guache

Como fazer:

Separe as garrafas que serão utilizadas e limpe-as.

Encha-as com tiras de papel de revista ou jornal. Isso serve para que elas fiquem paradas em pé sem cair com o vento.

Para que as garrafas pet fiquem mais bonitas, peça que seus ajudantes as pintem por fora com a tinta guache e aguarde secar.

Pronto! Seus pinos estarão prontos.

Para jogar é simples, basta alinhar os pinos em um canto, formando um triângulo, e lançar a bola. Essa bola pode ser inclusive de papel amassado dentro de uma meia.

Quem derrubar mais pinos é o vencedor!

7 – Vai-vem de garrafa pet

Essa é uma brincadeira que pode ser feita no quintal de casa, mas é preciso ter duas crianças para brincar. Para fazer o brinquedo é bem fácil, vamos ver?

O que usar:

  • 2 garrafas pet
  • 1 corda de varal
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • 4 argolas

Como fazer:

Corte a parte de baixo das garrafas, escolha o tamanho que quiser cortar, isso vai definir o tamanho do brinquedo.

Tire as tampas das garrafas, corte dois pedaços da corda de varal no comprimento que desejar. Leve em consideração o tamanho das crianças.

Passe os fios pelas metades das garrafas, que deverá sair pelo gargalo. Una as duas partes das garrafas com fita adesiva. Pregue as 4 argolas em cada uma das pontas dos fios de varas com a fita adesiva.

Nessa brincadeira, são necessários dois jogadores, que impulsionam o brinquedo de um lado para o outro apenas abrindo e fechando os braços.

Gostaram das nossas dicas de brinquedos ecologicamente corretos?

Essa ideias que separamos pra você mostram que é possível estar mais próximos das crianças com criatividade e brinquedos caseiros feitos com poucos itens.

Nós nos importamos com a proximidade entre pais e filhos, por isso valorizamos cada momento em família.

Aproveite cada momento e deixe uma experiência maravilhosa no coração das crianças.

Deixe um comentário